Todos os dias lemos notícias na Comunicação social que dão conta de casos de corrupção no futebol.
Não é nenhuma novidade, e desde que acompanho o futebol, sempre ouvi e li casos relacionados com corrupção no futebol. Desde o caso Francisco Silva/Penafiel até ao recente caso que envolve Elmano Santos, os casos mais que se multiplicam...
Não pretendo analisar ou discutir os casos de corrupção, mas antes, tentar reflectir sobre as consequências nos adeptos que, mais uma vez lembro, são a alma e a razão de ser dos clubes e muitas(quase sempre) são relegados para o fim das prioridades nas decisões das direcções.
Muitas vezes leio e ouço os adeptos e cidadãos em geral, quando se torna público casos de corrupção, virem público clamar por justiça. Mais uma vez... foi assim nos últimos tempos.
Parece uma contradição, mas acho que andamos a fazer o papel de “virgens inocentes”. Ficamos escandalizados com os factos tornados públicos, factos esses imorais, indecorosos e indignos e ofensivos à nossa condição de cidadãos sérios e exemplares quando, no nosso íntimo sabemos que a exemplo da sociedade, no futebol, grassa a corrupção e as manobras de bastidores. No fundo, no fundo... sabemos que é assim. Todavia, nós adeptos do futebol, optamos por enterrar bem no fundo da nossa mente, melhor dizendo, no fundo do coração - porque estamos a falar de paixão e amor a um clube -, aquilo que facilmente podemos discernir.
Facilmente esquecemos a podridão que reina no futebol e somente nos lembramos dela quando a derrota nos bate à porta. Não me refiro concretamente aos braguistas(também) mas essencialmente aos adeptos dos 3”G”. Então os culpados tem nome e queremos mudar porque o futebol vai mal...
Sabem que mais, ainda bem que é assim, porque caso contrário o espirito com que vivemos o futebol desaparecia. Reparem no seguinte... quando vamos ver um jogo, queremos que a nossa equipa ganhe mas como o fair play impera, desejamos que acima de tudo haja verdade desportiva. Longe de nós pensar que os resultados estão combinados e, conforme a lei do mais forte, o resultado será favorável a quem pagar mais...passe o exagero. Muitas vezes, naquele momento após ler notícias acerca de corrupção(depois quero acreditar que nada se passa nos jogos do meu clube), dou comigo a pensar: - Que ando eu a fazer? Ando a perder tempo e dinheiro quando esta merda está toda viciada... Vale a pena?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.